quinta-feira, 24 de março de 2011

O Segredo da Persuasão

Um modo de expressar? Uma maneira de convencimento? Uma arte de comunicação? Um dom?

Me refiro à chama PERSUASÃO, palavra que as vezes significa, para alguns, algo como enganação. Outros, com visão diferenciada, entendem que persuadir nada mais é do que colocar seus pontos de vista, com uma pitada de confiança que por si só ganha adeptos, ou seja, os que rodeiam a pessoa persuasiva compram totalmente a idéia do eloqüente.

Até onde essa "arte" está sendo bem empregada? Particularmente, percebo por aí muitas pessoas que se expressam bem, mas sem conteúdo, ou se tem conteúdo não conseguem passar garantia daquilo que fala. Uns muito bem apessoados utilizam desta ferramenta de interação, mas de maneira errada, e além de si próprio leva outras pessoas no chamado "bico", o fim nem sempre é salutar.

Pensando nisso minha ultima aquisição literária, acredito, me ajudará a entender melhor o que é e como expandir, positivamente, a Persuasão. Buscando, obviamente, uma maior compreensão das pessoas, e por que não, de mim mesmo.

O interessante deste livro, mesmo em suas primeiras páginas, deixa claro que não é o QI (quociente de inteligência) propriamente dito, que garante uma pessoa persuasiva, e isso lhe traria felicidade, riqueza, sucesso... O conceito QI começou em 1905, quando o psicólogo francês Alfred Binet desenvolveu os primeiros testes.


Mais tarde outro psicólogo, Daniel Goleman, identificou que além do QI, outra característica muito maior poderia garantir todo o sucesso, alegria... Chamou de QE (quociente de inteligência emocional), que descreve a capacidade de perceber, avaliar e gerenciar as próprias emoções, as emoções dos outros e as emoções de grupos.

Já o autor Kurt W. Mortensen traz à tona um novo conceito, juntando QI e QE, e assim as pessoas mais felizes e mais ricas possuem uma alta capacidade de persuadir, influenciar, vender, negociar, motivar, liderar e compreender a natureza humana. A isso, Kurt chama de QP (quociente de persuasão)

Segue o livro e sinopse: "Qi de Persuasão".

Sinopse:

QI de Persuasão é fruto de 17 anos de pesquisa do especialista, fundador do Persuasion Institute, e uma das maiores autoridades em persuasão, motivação, negociação e influência dos EUA. É fato que precisamos aprender a lidar com o não, mas também é verdadeiro dizer que é muito mais gostoso ouvir um sim. O tempo necessário para concluir a leitura de QI de Persuasão é suficiente para que você se transforme em um verdadeiro mestre na arte da persuasão, e para que sua vida possa ser muito mais repleta de respostas afirmativas. O livro parte de um teste que mede o Quociente de Inteligência de Persuasão (QP) do leitor, e daí identifica dez habilidades essenciais de persuasão e as técnicas para desenvolver e maximizar cada uma delas.

P.S.: Pra mim, antes de tudo, felicidade, sucesso, riqueza... necessariamente não diz respeito somente à questões materias, financeiras... Sucesso e riqueza engloba muitos fatores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado