terça-feira, 19 de abril de 2011

Cidadania

Algo que respeito muito na esfera pública, são os ESTATUTOS. Atos que regulam e ditam todos as regras com direitos e deveres, para que o "sistema" funcione corretamente. Conheço pessoas, no caso idosas, que carregam na bolsa ou agenda, na íntegra ou em partes, artigos para demonstrar o amparo legal que garantem seus privilégios.

Abaixo segue um relato, passado por e-mail, referente ao caso das fichas e seleção de cores para "identificar" a necessidade de cada paciente, quando da entrada num hospital. Deixo registrado, que eu mesmo já fui vítima dessas cores, e pra meu "bem", fiquei com a cor de maior espera. Após muita dor saí e fui pra outra instituição hospitalar.

Desabafo
Quando buscamos na história o conceito de cidadania encontramos que o mesmo deve ser entendido como DIREITO DE TER DIREIT0. Nós Brasileiros temos o conhecimento de nossos deveres até porque sempre nos é indicado que devemos observá-los e cumpri-los, mas quanto aos nossos direitos?

Temos aqui em São Roque um caso exemplar de falta de respeito a um estatuto, definido por Lei Federal: o estatuto do idoso. O pronto atendimento da Santa Casa não respeita o estatuto. Pois quando ali chega um paciente com 60 anos, ou mais, recebe a maldita fichinha na cor que o funcionário designar para ele e vai aguardar o tempo que acharem que é o “normal” no caso do idoso. Se por desventura o idoso pegar a fichinha azul, ai esta perdido, pois se aguentar vivo irá esperar de 4 a 5 horas, isto é se não tiver um AVC, pois como afirmo acima: vai da triagem (e uma simples dor de cabeça que é somente considerada sintomática, poderá esconder um acidente cerebral com sequelas que sabe DEUS, onde podera parar). Cabe agora perguntar: será que o pronto atendimento da Sta Casa de São Roque não está descumprindo uma Lei, quanto ao respeito para com os idosos e indo contra o estatuto do idoso?

Com certeza esta faltando cidadania e sobrando indiferença e desrespeito com a população, que paga religiosamente seus impostos!

Carlos Gomes

Conselheiro de saúde de São Roque


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado